História da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Laguna
Por fazer parte da cultura pesqueira da cidade, as homenagens do catolicismo para N. Sra dos Navegantes, santa protetora dos pescadores, são centenárias.
No século 19 os fiéis começaram a realizar uma procissão marítima, que com adaptações de trajeto e formato resiste até os dias atuais. Tal procissão em tempos antigos, segundo relatos coletados, percorria todo o “canal da barra” e seguindo em frota até a Ilha dos Lobos – distante 3 milhas náuticas do continente – retornando em seguida para o cais do porto, na região central da cidade.
No ano de 1911 iniciou-se a construção de uma igreja em homenagem à santa católica e em 1913 com a construção do templo concluída, celebrou-se a primeira festividade dentro do mesmo. De lá para cá as homenagens cresceram e atualmente a festa tem duração de uma semana, com missas, procissão e quermesse, onde as principais atividades ocorrem no dia 02 de fevereiro.
Nossa Senhora dos Navegantes na terra, no mar
Procissão na Terra
A procissão terrestre ocorre no mesmo dia que a procissão marítima. Ela parte da igreja matriz dedicada à santa e reúne fiéis que carregam a imagem em andor, acompanhados por músicas religiosas e orações. Pessoas de todas as idades caminham em silêncio ou em cânticos reafirmando seu vínculo com a padroeira e pedindo bênçãos para suas famílias, suas embarcações e o mar.
Áudio captado no dia 02 de fevereiro de 2024, durante a procissão pelo bairro Magalhães, Laguna (SC).
Procissão no Mar
A procissão marítima é o ponto alto da festa e um espetáculo de fé e beleza. Barcos de pesca e embarcações de pequeno porte são enfeitados com bandeiras, balões e faixas, formando um verdadeiro cortejo sobre as águas. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é colocada na balsa, liderando junto a Marinha do Brasil a travessia pelas águas da lagoa e do canal.
Durante a procissão, os devotos realizam orações, cânticos e as embarcações tocam buzinas em homenagem à santa. Muitos aproveitam o momento para agradecer pelas graças recebidas ou fazer pedidos de proteção para mais um ano de trabalho no mar.
Áudio captado no dia 02 de fevereiro de 2024, durante a procissão na Lagoa de Santo Antônio dos Anjos e Canal da Barra, Laguna (SC).
Missas à Santa
As missas em honra a Nossa Senhora dos Navegantes são momentos solenes que marcam o início e/ou encerramento das festividades. Realizadas com grande participação popular, elas reúnem pescadores, famílias lagunenses e visitantes que exaltam o papel da santa como protetora dos navegantes e símbolo de fé do povo do mar.
Durante a liturgia é comum que o sacerdote reze abençoando as famílias, o trabalho, pedindo fartura e segurança para a comunidade pesqueira. A missa é, acima de tudo, um ato de gratidão e devoção, que reforça a importância da religiosidade popular na cultura de Laguna.
Áudio captado no dia 02 de fevereiro de 2024, na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Laguna (SC).
Escute as palavras da tradição
Entrevista com Arnaldo Mendonça de Limas
(Diácono da Paróquia N. Sra dos Navegantes)
Áudio captado no dia 18 de fevereiro de 2024, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Laguna (SC).